sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

AQUECIMENTO GLOBAL

OS PRINCIPAIS RISCOS E CONSEQUÊNCIAS

As principais previsões são: mudança no regime das chuvas, secas em várias regiões, escassez de comida, inundações em várias regiões, muitas mortes de humanos e animais. Isso já está ocorrendo?

Saiba os riscos do aquecimento global


Verões cada vez mais quentes; pessoas morrendo por causa das altas temperaturas; peixes migrando para águas mais profundas por causa do calor; gelo dos pólos derretendo; inundações em algumas regiões, grandes secas em outras... Essa visão apocalíptica não faz parte de nenhuma profecia exagerada, mas sim representa um quadro real que já está acontecendo nos dias de hoje e que, se não freado a tempo, poderá ter conseqüências catastróficas: o aquecimento global.

O aquecimento global é um fenômeno causado pela retenção de calor acima do nível considerado normal pela atmosfera, sem que ele se dissipe adequadamente – algo semelhante com a ação de tampar uma panela para manter a comida quente. Esse fenômeno acontece por causa de uma elevação nos níveis de dióxido de carbono na atmosfera, que aumentam por causa da queima de combustível fóssil, além do crecimento progressivo na emissão de gases e outros produtos químicos produzidos pelo homem durante os últimos cem anos. Isso alterou as características da atmosfera, fazendo com que o calor ficasse concentrado como numa estufa – de onde vem o nome “efeito estufa”.

Cientistas do mundo todo há anos pesquisam os efeitos e as conseqüências dessas alterações na atmosfera. As conclusões não são nada animadoras. No começo do ano cientistas da Nasa (Agência Espacial Norte-Americana) confirmaram mais uma vez que o mundo está esquentando. Utilizando satélites, os pesquisadores constataram que a temperatura média global aumentou 0,43ºC por década, entre os anos de 1981 e 1998. Dados obtidos anteriormente por estações terrestres haviam mostrado um aumento inferior, de 0,34ºC por década - uma diferença de 26%.

Se nada for feito para controlar a situação, o quadro tende a piorar. Uma pesquisa publicada na revista Science apontou que a Terra recebe mais calor do que é capaz de emitir para o espaço, e que o planeta pode ter o aumento da temperatura média em 0,6º C ainda neste século. Uma simulação feita pelo projeto Climaprediction.net, que também analisa os efeitos do aquecimento global, indica que a situação pode ser ainda mais grave. Enquanto os modelos atuais falam em uma variação climática de 5 graus, a partir do momento em que a quantidade dos gases responsáveis pelo efeito estufa dobrar, as simulações apresentadas agora indicam que o aumento da temperatura pode ser de até 11 graus. Os dados levam em conta 2.578 simulações combinadas, abrangendo um período de 45 anos. Na versão mais otimista, estes dados apontam um aquecimento de apenas 2 graus - o que já é mais que o planeta pode suportar.

Conseqüências do aquecimento global

O aquecimento global pode trazer conseqüências graves para todo o planeta – incluindo plantas, animais e seres humanos. A retenção de calor na superfície terrestre pode influenciar fortemente o regime de chuvas e secas em várias partes do planeta, afetando plantações e florestas.

Algumas florestas podem sofrer processo de desertificação, enquanto plantações podem ser destruídas por alagamentos. O resultado disso é o movimento migratório de animais e seres humanos, escassez de comida, aumento do risco de extinção de várias espécies animais e vegetais, e aumento do número de mortes por desnutrição.

Outro grande risco do aquecimento global é o derretimento das placas de gelo da Antártica. Esse derretimento já vinha acontecendo há milhares de anos, por um lento processo natural. Mas a ação do homem e o efeito estufa aceleraram o processo e o tornaram imprevisível.

A calota de gelo ocidental da Antártida está derretendo a uma velocidade de 250 km cúbicos por ano, elevando o nível dos oceanos em 0,2 milímetro a cada 12 meses. O degelo desta calota pode fazer os oceanos subirem até 4,9 metros, cobrindo vastas áreas litorâneas pelo mundo e ilhas inteiras. Os resultados também são escassez de comida, disseminação de doenças e mortes.

O aquecimento global também acarreta mudanças climáticas, o que é responsável por 150 mil mortes a cada ano em todo o mundo. Só no ano passado, uma onda de calor que atingiu a Europa no verão matou pelo menos 20 mil pessoas. Os países tropicais e pobres são os mais vulneráveis a tais efeitos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) atribui à modificação do clima 2,4% dos casos de diarréia e 2% dos de malária em todo o mundo. Esse quadro pode ficar ainda mais sombrio: alguns cientistas alertam que o aquecimento global pode se agravar nas próximas décadas e a OMS calcula que para o ano de 2030 as alterações climáticas poderão causar 300 mil mortes por ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Comente"