quinta-feira, 11 de março de 2010

Consulta para plano de zoneamento da Amazônia termina esta semana


Cidadãos podem fazer críticas ou sugestões pela internet.
Macrozoneamento é uma espécie de plano diretor da região.Termina neste sábado (6) a consulta pública para o documento preliminar que define o Macrozoneamento Ecológico e Econômico (ZEE) da Amazônia. Trata-se de uma espécie de plano diretor que especifica como deverá se organizar a economia da região, tendo em vista suas características ambientais.

Sugestões podem ser enviadas pela internet, no site do Ministério do Meio Ambiente (MMA).




O documento preliminar divulgado no final de janeiro aponta o esgotamento do modelo baseado na expansão das fronteiras agropecuárias e sugere sua substituição por atividades ligadas às riquezas naturais amazônicas, como a extração de produtos da biodiversidade, a indústria madeireira certificada, o ecoturismo, a piscicultura e a aquicultura.O plano submetido a consulta popular aponta também que em algumas áreas a agricultura não será substituída, mas também não será expandida. A orientação é o uso mais intensificado das áreas já abertas.

Como informa o MMA, o texto cita ainda estratégias de adequação de diferentes setores da economia, como o energético e o mineral, o planejamento integrado de infra-estrutura, assim como o ordenamento territorial rural e urbano.


A comissão que formulou a proposta inicial de zoneamento dividiu a região amazônica em dez unidades territoriais, e cada uma ganhou o nome da principal estratégia elaborada para promover seu desenvolvimento:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Comente"