domingo, 23 de janeiro de 2011

Região serrana do Rio de Janeiro registra 417 desaparecidos

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por meio do trabalho realizado pelo Programa de Identificação de Vítimas, informou que o número de pessoas desaparecidas na região serrana por conta do temporal do dia 11 chegava a 417 até as 19h deste sábado (22).

A lista de nomes pode ser acessada através do site do Ministério Público. As informações são atualizadas diariamente. O trabalho é coordenado pelo procurador de Justiça Rogério Scantamburlo e pelo promotor de Justiça Pedro Borges Mourão.

As informações registradas por parentes e amigos são checadas com os dados de hospitais e IMLs. Teresópolis tem 177 desaparecidos; Nova Friburgo, 143; Petrópolis, 48; Sumidouro, quatro; Bom Jardim, um; Cordeiro, um; São José do Vale do Rio Preto, um; e localidades não informadas, 42.

O PIV em Petrópolis está funcionando na Coordenação do Centro Regional, na rua Marechal Deodoro 88, no centro da cidade. O MPRJ também montou um posto de atendimento avançado na sala do MP no Fórum do distrito de Itaipava, na estrada União Indústria s/nº, ao lado do Corpo de Bombeiros. Os postos funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

Em Teresópolis, o posto do PIV funciona na praça Luís de Camões s/nº, centro, e o de Nova Friburgo, na praça Demerval Barbosa s/nº, centro.

O registro de desaparecimento de familiares ou conhecidos também pode ser feito por meio de formulário, disponível no site do MPRJ, ou pelos telefones (0xx21) 2283-6466, 2283-6460, 2283-5674, 2283-6489 e 2283-6498.


Tragédia das chuvas

O forte temporal que atingiu o Estado do Rio de Janeiro no dia 11 deste mês deixou centenas de mortos e milhares de sobreviventes desabrigados e desalojados, principalmente na região serrana.

As cidades de Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Sumidouro, São José do Vale do Rio Preto e Bom Jardim foram as mais afetadas. Serviços como água, luz e telefone foram interrompidos, estradas foram interditadas, pontes caíram e bairros ficaram isolados. Equipes de resgate ainda enfrentam dificuldades para chegar a alguns locais.

Veja as galerias de fotos

No dia 14, a presidente Dilma Rousseff liberou R$ 100 milhões para ações de socorro e assistência às vítimas. Além disso, o governo federal anunciou a antecipação do Bolsa Família para os 20 mil inscritos no programa nas cidades de Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis.

Empresas públicas e privadas, além de ONGs (Organizações Não Governamentais) e voluntários, também estão ajudando e recebem doações.

Os corpos identificados e liberados pelo IML (Instituto Médico Legal) são enterrados em covas improvisadas. Hospitais continuam com feridos internados. Médicos apelam por doação de sangue e remédios. Os próximos dias prometem ser de muito trabalho e expectativa pela localização de corpos.

Em visita à região de Itaipava, em Petrópolis, o governador Sérgio Cabral (PMDB) disse que ricos e pobres ocupavam irregularmente áreas de risco e que o ambiente foi prejudicado.

- Está provado que houve ocupação irregular, tanto de baixa quanto de alta renda. Está provado, também, que houve dano da natureza. Isso não tem a ver com pobre ou rico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Comente"