domingo, 5 de junho de 2011

Vulcão entra em erupção no Chile, forçando retirada de moradores


Um vulcão entrou em erupção no sul do Chile, neste sábado (4), em meio a uma elevada atividade sísmica. Uma nuvem de cinzas de vários quilômetros se espalhou pela região, em direção à Argentina, o que levou o governo chileno a remover cerca de 600 pessoas das áreas próximas.

Vulcão na Islândia causa problemas

Em 2009, vulcão islândês gerou caos aéreo

A erupção no complexo vulcânico de Puyehue-Cordón Caulle, situado no sul do país, a 920 km de Santiago, levou as autoridades a fecharem o posto fronteiriço de Cardenal Samore, o segundo de maior tráfego entre o Chile e a Argentina.

O chefe do governo da região sulista de Los Lagos, Juan Sebastián Montes, disse que "o processo de remoção das pessoas está em andamento e foi fechada a passagem fronteiriça de Cardenal Samore até amanhã".

Antes da erupção, o governo havia ativado um plano de retirada preventiva de cerca de 600 pessoas num raio de 8 km ao redor do maciço.

Durante a manhã deste sábado foram registrados mais de 60 tremores de magnitude mediana nas imediações da cidade de Puerto Montt, localizada nas proximidades do complexo vulcânico.

Depois da Indonésia, Chile é o país com mais vulcões

O vice-presidente do Chile, Rodrigo Hinzpeter, disse que com essas medidas estão sendo "evitados os riscos, no caso de se produzir uma desgraça maior."

O Chile possui a segunda maior cadeia vulcânica e de maior atividade no mundo, depois da Indonésia.

Em 2008, outro vulcão do sul do Chile, o Chaitén, entrou em erupção e desencadeou uma nuvem de cinzas que alcançou até mesmo a Patagônia argentina, provocando a retirada de milhares de pessoas das cidades próximas.



Copyright Thomson Reuters 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Comente"