sábado, 27 de fevereiro de 2010

Alerta de tsunami é enviado no Pacífico após forte terremoto no Chile

O Centro de Advertência de Tsunami para o Pacífico dos Estados Unidos (NOAA, sigla em inglês) ampliou o alerta de tsunamis em grau de vigilância para Colômbia, Panamá, Costa Rica e Antártida, além do Equador, incluído inicialmente, após o terremoto de 8,3 graus na escala Richter registrado no Chile. Ainda na madrugada deste sábado (27), a presidente do Chile, Michelle Bachelet, confirmou a morte de seis pessoas.

O terremoto, que aconteceu às 3h34 pelo horário de Brasília, teve um minuto de duração e foi sentido na capital chilena. A cidade ficou às escuras, e muitas pessoas saíram às ruas, segundo colaboradores da agência Efe.

O alerta de tsunami se mantém para o Chile e Peru, países que em princípio poderiam ser mais afetados por ondas gigantes, segundo o último boletim do Centro de Advertência da Administração Nacional de Atmosfera e Oceanos dos EUA.

- A observação do nível do mar indica que o tsunami foi gerado. Pode ser mais destrutivo no litoral nos locais próximos ao epicentro do terremoto e pode ser considerado também uma ameaça para costas mais distantes.

O Centro acrescenta que "as autoridades devem tomar as medidas adequadas para responder a essa possibilidade".

Vítimas

O epicentro ocorreu no mar, a 59,4 quilômetros de profundidade, na região de Maule, no centro do país, distante 99 quilômetros da cidade de Talca e 117 de Concepción.

A presidente do Chile, Michelle Bachelet, foi até a Secretaria Nacional de Emergência, em Santiago, e confirmou que cinco das vítimas morreram na região de Maule e um na de Araucanía. A presidente não descartou a possibilidade de haver mais vítimas do forte tremor.

Antes, o site chileno Latercera.com falava em duas mortes: uma em Valparaíso e outra em Concepcion. O site afirma ainda muitas pessoas correram em pânico para as ruas.

Além da capital, algumas outras regiões do país, como a de Valparaíso, estão sem luz e os contatos telefônicos são limitados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Comente"