sábado, 27 de fevereiro de 2010

Novos tremores de 6,2 e 5,4 graus foram registrados após terremoto no Chile


Dois terremotos de 6,2 e 5,4 graus na escala Richter foram registrados na madrugada deste sábado (27) junto à costa central do Chile, após o primeiro abalo, de 8,8 graus, informou o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). O local do epicentro dos dois abalos menores - réplicas do maior - foi praticamente idêntico ao do primeiro, que aconteceu às 3h34, no horário de Brasília, segundo informou o Escritório Nacional de Emergência (ONEMI, sigla em espanhol) do Chile.

A primeira réplica, de 6,2 graus, aconteceu às 6h52, enquanto a segunda foi registrada às 4h19, informou o USGS. As informações mais recentes apontam que a profundidade dos três tremores foi de 35 km, a 115 km de Concepción (segunda maior cidade do país) e a 325 quilômetros de Santiago.

O Centro de Advertência de Tsunami para o Pacífico dos EUA emitiu um alerta de tsunami para o Chile e Peru, além de ter colocado Equador, Colômbia, Panamá, Costa Rica e Antártida em "estado de vigilância". As autoridades chilenas confirmaram que pelo menos seis pessoas morreram em decorrência do terremoto, mas o número pode aumentar.

O tremor, de um minuto de duração, foi sentido em Santiago, a 317 km do epicentro, e em regiões de norte a sul do país, além de várias partes da Argentina. Inicialmente o Instituto Geológico dos Estados Unidos informou que o tremor foi de 8,3 graus na escala Richter, mas, em seguida aumentou para 8,8 graus.

"Copyright Efe - Todos os direitos de reprodução e representação são reservados para a Agência Efe."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Comente"