sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Siglas de copenhague



Saiba o significado de algumas siglas.


COP 15
é a sigla oficial da 15º Conferência das partes da convenção das Nações Unidas sobre Mudança do clima que aconteceu de 7 a 14 de dezembro de 2009, em Copenhague. As discussões serão realizadas com base em dados cientificos de clima fornecidos IPCC.


IPCC
Sigla em inglês para Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas. É uma rede de 3 mil cientistas, de mais de 130 paises, que fornece ás lideranças mundiais estudos cientificos sobre efeitos e soluções possiveis para as mudanças no clima.



ANEXO 1

É a lista dos paises mais industrializados do mundo que assumiram compromissos para reduzir suas emissões de GEE.



UNFCCC

Sigla em inglês de Convenção-Quatro das Nações Unidas sobre a Mudança do clima, responsável por organizar todas as conferências sobre mudanças climáticas, inclusive a COP 15.


Tic Tac Tic Tac

Iniciativa da ONG campanha Global de Ações pelo Clima. Seu Objetivo é sensibilizar as lideranças mundiais para que a COP 15 traga decisões concretas de combate as mudanças climáticas.


REDD
Redução de Emissões por Desmatamento e degradação. Mecanismo criado para recompensar os paises que abrigam florestas para protegê-las do desmatamento. Prevê a remuneração pelas emissões evitadas de CO2, por meio da doação de recursos ou geração de créditos de carbono negociados em mercado.


MDL

Mecanismo de Desenvolvimento Limpo. Permite que os países do Anexo 1 invistam em projetos de redução de emissão em paises que não têm de cumprir metas, financiando tecnologias mais limpas e o uso de energias renováveis.


CO2e

Ou CO2eq é o CO2 equivalente, uma medida criada para expressar a quantidade de gás carbônico equivalente encontrado nos GEE.O metano, por exemplo, tem 21 vezes mais impacto no clima do que o CO2. Por isso, uma tonelada de metano corresponde a 21 toneladas de CO2 equivalente.


GtCO2e

Uma gigatonelada de CO2 equivalente.


GEE
Gases de Efeito Estufa. De acordo com o Protocolo de Kioto, seis deles já estão causando o aquecimento global e precisam tetr suas emissões reduzidas: dióxido de carbono, óxido nitroso, metano, hidrofluorcarboneto, perfluorcarboneto e hexofluor sulfuroso.



PPM

Partes por milhão. Referência métrica para a concentração de um determinado GEE na atmosfera. Estima-se que desde a Revolução Industrial a concentração de CO2 na atmosfera do planeta tenha saltado de 280 ppm para quase 400 ppm, acelerando os efeitos das mudanças climáticas.


CO2

Dióxido de carbono, ou gás carbônico, Incolor e inodoro, e o gás que mais contribui para o aquecimento global quando liberado na atmosfera pela queima de combustiveis fósseis. Representa mais da metade dos gases de efeito estufa na atmosfera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Comente"