segunda-feira, 14 de março de 2011

Número oficial de mortos sobe para mais de 2.400 em terremoto do Japão


O número de mortos subiu para 2.414 no terremoto no Japão, informou o mais novo balanço da polícia do país divulgado nesta segunda-feira (14).

Pelo menos 3.118 pessoas estão desaparecidas e 1.885 ficaram feridas, de acordo com a Agência Nacional de Polícia e Desastres de Emergência.Segundo a rede americana CNN, o número de mortos deve subir quando os socorristas chegarem até zonas mais duramente atingidas pelo terremoto desta sexta-feira (11), seguido por um tsunami.

O número oficial anterior dava conta de 1.834 mortos. Já a emissora japonesa NHK afirmou que o número de mortos era de 1.900, com pelo menos 15 mil desaparecidos.

Ainda hoje, o USGS (Serviço Geológico dos Estados Unidos) revisou a magnitude do terremoto de 8,9 para 9 graus na escala Richter.
Com essa intensidade, o fenômeno se enquadra como o quarto maior do mundo desde 1900, e o maior já registrado em território japonês, desde que começaram as medições, há 130 anos.

A tragédia pode superar em número de vidas perdidas no terremoto que atingiu duramente a cidade de Kobe em 1995, deixando mais de 6.000 mortos.
Aumenta tensão sobre risco nuclear

A explosão em um terceiro reator do complexo nuclear de Fukushima aumentou a tensão sobre uma contaminação com um vazamento nuclear na região.

Uma taxa de radioatividade superior ao normal foi registrada na Província de Ibaraki, situada entre Fukushima e a capital do Japão, informou a agência de notícias Kyodo.

Até agora, o governo confirmou problemas nos reatores 1, 2 e 3 entre o último sábado (12) e esta segunda-feira. Funcionários trabalharam para bombear água do mar, com a finalidade resfriar os equipamentos, e o governo já pediram ajuda de especialistas dos Estados Unidos e da Agência Internacional de Energia Nuclear (AIEA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Comente"