quarta-feira, 16 de março de 2011

Reator nuclear volta a pegar fogo no Japão


Autoridades confirmaram na manhã desta quarta-feira (16) no Japão (ainda noite de terça-feira em Brasília) um novo incêndio no reator 4 da central nuclear de Fukushima. O incidente ocorre horas depois de o fogo ser controlado.Uma série de problemas graves afeta a central de Fukushima, localizada a 250 km a nordeste de Tóquio, desde o terremoto seguido de tsunami da última sexta-feira (11).

Todos os seis reatores apresentam problemas, sendo que quatro deles já pegaram fogo e dois estão superaquecidos.
Desde então, cada um dos reatores 1, 2 e 3 registrou uma explosão, assim como o 4, que no momento do terremoto estava em manutenção. Essa explosão, provocada nesta terça-feira (14) por hidrogênio, iniciou um primeiro incêndio que perfurou o teto do edifício desse reator.

Esse primeiro incêndio foi apagado nesta terça-feira pelo Exército americano.

Medo de radiotividade provoca fuga de Tóquio

A usina nuclear de Fukushima, afetada pelo tremor, está a 240 km a norte de Tóquio. Autoridades disseram que a radiação na capital do país estava 10 vezes acima do normal à noite, mas não era o suficiente para prejudicar a saúde.

Mas a confiança no governo está abalada, e muitas pessoas se preparam para o pior.

Várias pessoas deixaram Tóquio nesta terça-feira, e moradores permaneceram dentro de suas casas em meio a temores de que a radiação de uma usina nuclear atingida pelo terremoto da última sexta-feira afete uma das maiores e mais densamente povoadas cidades do mundo.

O número de mortos por causa do terremoto e dos tsunamis que atingiram o nordeste do Japão chegou a 3.373 nesta terça-feira, segundo a polícia japonesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Comente"